História

A história do escritório Carla Domenico & Ana Lúcia Penón Escritório de Advogados se confunde com a própria trajetória e sonho de suas fundadoras. Uma união que nasceu do acaso para reunir o amor pelo Direito Penal e pela defesa dos direitos e garantias fundamentais.

Duas profissionais que nasceram e cresceram em grandes berços e que tem como mestres certamente dois dos maiores expoentes de atuação na esfera criminal. A experiência de quem conhece o cliente penal e seus anseios, utilizada para colocar em prática um modelo de advocacia projetado para atender cada cliente como se fosse o único, tratando-o com cuidado, pessoalidade e dedicação.

Advocacia Criminal

(por Carla Domenico)

Desde que me conheço por gente, dizia que queria ser advogada criminal. Provavelmente naquela época nem mesmo sabia o que isto significava. Muito menos podia compreender a grandeza das responsabilidades; a grandiosidade do que significa a liberdade e, tampouco, a importância das garantias e direitos fundamentais, sobretudo, o direito de defesa. Mesmo assim, o amor pelo Direito Penal já desabrochava dentro de mim. O que era um sonho abstrato de criança tomou forma e a vocação pela defesa dos princípios regentes do Estado Democrático de Direito e a busca pela Justiça ajudaram a formar uma profissional dedicada, incansável e realmente devotada a tudo que envolve a seara criminal.

Sem qualquer exemplo familiar a seguir, a vida cuidou de cruzar o meu caminho com um grande homem, na época meu professor de Direito Penal na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Dr. Alberto Zacharias Toron, com quem eu trabalhei de 1994 a 2010. Foram anos de convivência, aprendizado, desgaste, crescimento e, sobretudo, dedicação. Aprendi com ele a idéia de superação em sempre estar à frente da informação, conhecer o processo acima de tudo e sempre dar de mim o meu melhor. O trabalho sempre foi a minha vida. Assim, a simbiose perfeita estava formada.

A maturidade profissional e o anseio por um modelo de advocacia dos velhos tempos me deram a coragem para cortar o cordão umbilical e seguir em frente. Daí nasceu esta banca de advocacia: uma boutique do Direito Penal onde cada um é tratado como se fosse o único; onde há uma busca implacável pelo exercício pleno do direito de defesa e uma luta diuturna para extirpar as desigualdades e injustiças.

Após três anos de uma feliz trajetória ao lado da grande amiga e parceira Naiara de Seixas Carneiro, em 2013, outra apaixonada pelo Direito Penal, Ana Lúcia Penon, passa a fazer parte desta história. Sua experiência de 11 anos de sociedade no escritório Rao, Pacheco, Pires e Penón Advogados, dos quais durante seis anos esteve ao lado do ex-Ministro da Justiça Dr. Márcio Thomaz Bastos, seu mestre e professor, traz essencial contribuição para que possamos continuar neste caminho.